Quando em idade entre 18 e 24 meses, caso haja suspeita ou atraso indicativo de TEA, os pais podem responder ao questionário M-CHAT, o qual tem como intenção apontar possíveis riscos e indicar se há a necessidade de buscar por avaliação diagnóstica.
Avaliação diagnóstica
Em caso de suspeita ou diagnóstico de autismo, as famílias podem procurar a Fundação Catarinense de Educação Especial, na Grande Florianópolis, ou uma instituição credenciada do seu município para orientações e encaminhamentos.
Fundação Catarinense de Educação Especial
Na Grande Florianópolis, o Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE) da FCEE realiza avaliação diagnóstica de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para identificar alterações do desenvolvimento neuropsicomotor e realizar encaminhamentos para a rede de saúde, educação e assistência social.
O laudo diagnóstico (inicial, pericial e multidisciplinar) é o ponto de partida para o encaminhamento aos benefícios, serviços e intervenções necessárias para cada sujeito, de acordo com as políticas públicas vigentes.
Clique aqui para saber como acessar o atendimento especializado na FCEE
Instituições especializadas
A FCEE mantém acordos de cooperação técnico-pedagógica com Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAESPs) mantidos pelas Associações de Educação Especial para o estabelecimento de condições adequadas para o atendimento de pessoas com Atraso Global do Desenvolvimento (AGD), Deficiências e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa medida atende as diretrizes da Política de Educação Especial de Santa Catarina, expressas na Resolução n. 100/2016/CEE/SC.
O ingresso da pessoa com diagnóstico de TEA nos CAESPs está condicionado ao seu diagnóstico, o qual pode ser realizado pela equipe multidisciplinar da instituição, bem como apenas validado por ela quando este for dado por médico, psicólogo ou equipe avaliativa externa. A partir deste contato inicial, segue-se um fluxo interno de encaminhamentos.
Clique aqui para saber como acessar o atendimento especializado nas instituições credenciadas – CAESP